A ausência de dentes é um problema freqüente na família brasileira. Este problema acarreta em outros vários como, por exemplo, problemas estomacais, intestinais, musculares, nutricionais, metabólicos, dores de cabeça, desgaste e movimentação dos dentes.

A reabilitação oral consiste na integração multidisciplinar para a devolução da saúde plena e vai desde a reparação de um dente somente até a modificação total das arcadas dentárias.

Atualmente a odontologia oferece muitos tratamentos reabilitadores conseguindo devolver a função e a estética ao paciente.

       A falta, má posição ou destruição dentária pode ser corrigida com próteses dentárias. Estas estão divididas em:

A)    Próteses Fixas sobre dentes e sobre implantes dentários.

B)    Próteses Removíveis Totais ou Parciais.

C)    Laminados e blocos dentários.

As próteses fixas sobre dentes são aquelas em que a estrutura dentária foi alterada para a confecção de uma ou várias novas coroas dentárias; em cerâmica pura, metal com cerâmica ou total metálica. Já as próteses fixas sobre implantes são aquelas em que a coroa dentária é devolvida sobre um implante dentário quando o dente ou vários dentes inteiros foram perdidos.

As próteses removíveis são divididas em totais e parciais. As totais são conhecidas como “dentaduras” e podem ser realizadas sobre o próprio rebordo ósseo ou sobre implantes, aumentando a retenção e estabilidade. As próteses removíveis parciais são aquelas que devolvem alguns dentes faltantes usando uma estrutura metálica com grampos ou com encaixes estéticos. Tais próteses são removíveis para a higienização após as refeições.

Os laminados e blocos cerâmicos são estruturas fixas que aumentam a função e a estética devolvendo ou fazendo nova estrutura anatômica do dente.

Sabe-se através de trabalhos científicos que próteses removíveis totais, aproximadamente, devolvem 35% da mastigação original, já próteses removíveis à grampos devolvem 55% e as próteses fixas 90%%. Portanto, uma boa elaboração de plano de tratamento individual deve ser realizada para que várias alternativas sejam apresentadas e avaliadas.

 

Dr. Rafael D. Reggiani