Ortodontia - Aparelho ortodontico curitiba


Ortodontia – Aparelho Ortodôntico


A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que trata do posicionamento dentário e dos ossos maxilares posicionados de forma errada.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Eu preciso de tratamento Ortodôntico?


Para saber se você precisa de um tratamento ortodôntico é necessário passar por uma avaliação prévia de um especialista.

Está consulta será essencial para diagnosticar e ver quais as opções de tratamento que podem ser indicadas para o seu caso, nesta consulta além das opções de tratamento também já poderá ser visto quais os tipos de aparelhos
serão necessários para o tratamento.

Após essa avaliação será solicitado os exames necessários para complementar essa avaliação inicial e definir o seu plano de tratamento com o especialista da sua confiança.
Ainda assim, você mesmo pode identificar fatores que possam indicar essa necessidade de consultar com um ortodontista, como:

  • Dentes tortos que incomodam esteticamente;
  • Espaços entre os dentes;
  • Dentes projetados excessivamente;
  • Mordida que não encaixa;
  • Mordida aberta;
  • Dores na articulação.

Tratamento ortodontico curitiba

Como funciona o tratamento ortodôntico?


Inicialmente é feita uma avaliação clínica. Através dessa análise, o Ortodontista irá solicitar uma documentação ortodôntica com vários exames.

Após a sua avaliação e estudo deste exames ele irá poder diagnosticar, estimar um tempo de tratamento e qual as opções de aparelhos que você irá precisar.

Quais são os tipos de aparelho?


Hoje em dia possuímos diversos tipos de aparelhos invisíveis, fixos, móveis, estéticos ou não, mas cada um possui uma característica e uma indicação para o seu caso.

Portanto, uma avaliação com seu Ortodontista vai poder indicar qual a melhor opção ou quais opções
você poderá escolher.

Abaixo listamos algumas opções:

Aparelhos Móveis:

Geralmente indicado para crianças até os 12 anos, tem indicação para correção de casos mais simples como um dente torto ou até mesmo para um melhor posicionamento da mandíbula.

Por serem móveis dependem da colaboração do paciente para o uso.

Aparelhos Ortopédicos:

São aparelhos utilizados em crianças geralmente em fase de crescimento, sendo indicado em casos como por exemplo: Mordidas cruzadas posteriores e/ou anterior, excesso de crescimento da maxila ou mandíbula, entre outros casos.

Podem ser fixos ou removíveis e podem ser indicados para pacientes a partir dos 06 anos.
aparelho ortopedico

 

Alinhadores Removíveis:

Os alinhadores são quase invisíveis e bastante sofisticados, são feitos sob medida.

Produzidos através de softwares que permitem visualizar o planejamento e resultados pretendidos. São aparelhos removíveis que irão corrigir a posição dentária dos dentes, tratando de dentes tortos e também para fechamento de pequenos espaços.

São muito indicados para pessoas que precisam de um tratamento rápido e que exigem uma estética agradável. Este tipo de tratamento depende da colaboração do paciente para o uso dessas placas e devem passar por uma avaliação para poder avaliar sua indicação.

alinhadores dentais invisiveis

Aparelho Fixo:

São os mais comuns e mais utilizados, os aparelhos fixos atuais são muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Este tipo de aparelho utilizam fios que vão alinhar, nivelar e corrigir sua mordida/ oclusão. Por serem fixos, em muitos casos não dependemos da colaboração do paciente e somente um maior cuidado com a higienização.
aparelho fixo ortodontico

Aparelho Fixo Estético:

Possuem a mesma função que o aparelho de metal: corrigir o posicionamento do dentes. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico.

Os braquetes são feitos, em geral, de policarbonato, porcelana ou safira.

Sendo os aparelhos de safira os que possuem melhor qualidade estética e resistência. Além de super discretos, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. É uma excelente opção para quem quer e precisa realizar o tratamento sem deixar de lado a estética.
aparelho ortodontico estetico

Qual a idade certa para iniciar o tratamento ortodôntico?


Não existe idade certa para colocação do aparelho, e sim a necessidade de uma avaliação criteriosa de cada paciente.

A Associação Americana de Ortodontia recomenda que toda criança faça avaliação ortodôntica a partir dos 7 anos.

Segundo especialistas, alguns tratamentos podem começar até antes, mas isso depende de cada caso. Quanto antes for detectado o problema, melhor o prognóstico.
Por volta dos 10-13 anos, no período da puberdade, muitos profissionais optam por utilizar tratamentos com aparelhos ortopédicos, pois eles vão agir principalmente na parte óssea do paciente, corrigindo problemas que na vida adulta somente através de cirurgia podem ser corrigidos.
Portanto o quanto antes o paciente for avaliado e tratado (dependendo do caso), mais simples ficará seu tratamento