A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia pela qual a criança tem o primeiro contato com o dentista, atuando na prevenção, educação e motivação de seu “pequeno” paciente para obtenção e conservação da saúde bucal.
A atuação inicia-se com a gestante, orientando-a quanto aos cuidados com a sua saúde bucal e a do bebê que esta para chegar. Depois deve-se prosseguir com o acompanhamento da criança desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, continuando por todo a infância, até a adolescência, fazendo com que esse paciente chegue a vida adulta com um sorriso saudável, sem medos e complicações.
O dentista que exerce essa especialidade apresenta conhecimentos sobre as diversas fases do crescimento e desenvolvimento da criança, intervindo em cada uma delas, sempre respeitando a individualidade e peculiaridade de cada paciente.
Os hábitos relacionados à saúde, quando estabelecidos na infância, são mais facilmente mantidos por toda a vida, por isso, quanto mais cedo o contato com o dentista, mais positiva será sua imagem, favorecendo a implantação das práticas de higiene oral de forma rotineira, sem criar fobias ou resistências.
O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação do profissional com a criança e com sua família, pois um vínculo dever ser criado, e a confiança mútua deve existir para que os ensinamentos e orientações dadas pelo dentista sejam realmente implantados no dia-a-dia da família, podendo assim, a criança crescer de forma saudável e com um lindo sorriso nos lábios.