Mude seu Sorriso !
Existem muitos problemas que podem contribuir para prejudicar a harmonia e a estética do sorriso. Dentre estes estão as ausências dentárias, presenças de espaços, alterações de cores, formas e posicionamento dos dentes anteriores. As alterações cromáticas podem muitas vezes serem corrigidas com o clareamento dental, porém, as alterações de forma e posicionamento dos dentes, por mais claros que estejam só podem ser melhorados com tratamentos ortodônticos e/ou restauradores.

Os tratamentos restauradores podem ser realizados de forma indireta através de restaurações cerâmicas ou de forma direta através da inserção de resinas compostas específicas e em locais adequados, num processo denominado de reanatomização dental ou recontorno cosmético.

Este tipo de tratamento pode muitas vezes devolver o formato ideal e corrigir o alinhamento e posicionamento dos dentes anteriores, somente com acréscimo de resinas compostas, isto é, sem desgaste da estrutura dental íntegra. Porém, quando os dentes estão escurecidos ou quando há restaurações pré-existentes, um preparo deve ser realizado para que haja o mascaramento do escurecimento ou troca das restaurações antigas.

Com o avanço dos materiais e técnicas restauradoras, estes tipos de restaurações são realizadas com resinas compostas escolhidas na cor dos dentes naturais, para que o resultado final seja uma perfeita mimetização e o tratamento seja cada vez mais belo e imperceptível. Alguns exemplos desses tipos de tratamentos podem ser observados nos casos clínicos apresentados na sequência.

Dr. Cristhian Higashi