História da Prótese Total da Articulação Temporomandibular no Brasil

Para que você saiba um pouco da história da Reconstrução Total da Articulação Temporomandibular no Brasil, precisamos voltar no ano de 2003 quando o Dr. Éber Stevão retornou do seu Pós-Doutorado com o Dr. Larry M. Wolford, Dallas – Texas – EUA. A apresentação da Prótese Total da ATM TMJ Concepts bilateral (fotos 1 e 2) foi feita pelo Dr. Éber Stevão aos colegas da CTBMF e Ortodontia, no IV Congresso Nacional da ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia), que aconteceu em Curitiba – PR, nos dias 09 a 11 de outubro de 2003, junto ao stand da firma Intermedic de São Paulo, firma que curiosamente hoje negocia a prótese total para a ATM da firma Biomet – W. Lorenz. Muitas severas e infundadas críticas foram feitas à nova tecnologia que estava sendo introduzida no Brasil pelo Dr. Éber Stevão, mas é possível também lembrar da atenção especial que o saudoso Dr. Eros Petrelli expressou, elogiando a iniciativa, mostrando muita curiosidade sobre o assunto.

Foto 1. Imagem frontal da primeira prótese customizada TMJ Concepts que veio ao Brasil. Prótese TO-02-035/Nieder que se encontra no acervo do Dr. Éber Stevão.

Foto 2. Imagem lateral direita da primeira prótese customizada TMJ Concepts® que veio ao Brasil. Prótese TO-02-035/Nieder que se encontra no acervo do Dr. Éber Stevão.

No ano seguinte, no mês de abril, foi realizada a primeira prótese total da ATM no Brasil, cirurgia inédita neste país, integralmente executada pelo Dr. Éber Stevão no Centrinho de Bauru, em 2004 (http://www.usp.br/jorusp/arquivo/2004/jusp683/pag07.htm). O Centrinho de Bauru aproveitou no mesmo momento para realizar um curso de Ortodontia e Cirurgia Ortognática dos dias 19 a 25 de abril daquele ano.

A segunda prótese total da ATM no Brasil também foi instalada pelo Dr. Éber Stevão na paciente Eliziane Costa Kurta, no ano de 2005, na cidade de Pato Branco – Paraná, no Hospital PoliClínica Pato Branco, juntamente com o Dr. Waner Herget. Este caso foi apresentado na Sociedade Norte-Americana dos Cirurgiões da ATM (www.astmjs.org), onde o Dr. Éber Stevão recebeu o título de membro efetivo, e também em aula ministrada no Departamento de CTBMF e Ortodontia da Universidade de Minnesota, Minneapolis – EUA, no dia 01 de dezembro de 2008 sob o tema Clinical, Cephalometric, MRI and Dental Model Analysis for Complex Dental Facial Deformities – Orthognathic Cases Presentation. Estavam presentes na palestra, entre outros, o Prof. Dr. James Q. Swift (Diretor Geral da Residência em OMS), Profa. Dra. Pamela Hughes (Diretora da Residência em OMS), Prof. Dr. Brent Larson (Diretor Residência em Ortodontia).

O primeiro artigo sobre reconstrução total de prótese publicado no Brasil foi do Dr. Éber Stevão (STEVÃO ELL. Tratamento ortopédico para a articulação têmporomandibular. JBA. Jornal Brasileiro de ATM, Oclusão & Dor Orofacial 2005;5:32-42). Este artigo foi escrito para dar orientações gerais e específicas aos Cirurgiões e Ortodontistas acerca da viabilidade, forma de diagnosticar e conduzir um caso de um paciente que necessite de reconstrução total da ATM com prótese. Até hoje, as linhas delineadas neste artigo permanecem como roteiro básico para este tipo de procedimento.

O Dr. Éber Stevão, por insistência do Sr. David Sammons, CEO da TMJ Concepts Solutions – EUA, e recomendações pessoais do Dr. Larry M. Wolford, montou a firma TMJ Concepts Brazil Ltda. para comercializar e fazer a consultoria sobre assuntos relacionados à cirurgias reconstrutivas da ATM no Brasil. O Dr. Éber Stevão passou de forma gratuita os direitos dessa comercialização, que lhe pertenciam por contrato durante 5 anos, em acordo fechado entre TMJ Concepts Inc. (Ventura, Califórnia – EUA), TMJ Concepts Brazil (Curitiba, Paraná – Brasil) e Anspach (Palm Beach, Flórida – EUA), a comercialização das próteses TMJ Concepts em todo território Nacional para a firma Orthoface, de Curitiba, ficando apenas com a responsabilidade técnica – RT – como Cirurgião Consultor para a TMJ Concepts Solutions durante 2 anos seguintes, dentro da firma Orthoface.

O Dr. Éber Stevão, com muito orgulho, desde 2008 faz parte da Sociedade Norte-Americana dos Cirurgiões da ATM (http://www.astmjs.org/members.html) , sendo o único Latino Americano a fazer parte desta reclusa e renomada Sociedade de Cirurgiões.

Desde o final do ano de 2003, o Dr. Éber Stevão tem palestrado, lecionado e auxiliado inúmeros Cirurgiões Bucomaxilofaciais a conhecerem mais profundamente sobre o assunto e se dedicarem às cirurgias da Articulação Temporomandibular. Leia mais sobre o assunto no link DOR MIOFASCIAL E CIRURGIA DA ATM deste site.

Caso você tenha interesse de conhecer um pouco mais sobre esse assunto ou sobre a história da Reconstrução Total da ATM com prótese no Brasil, solicite a publicação do Dr. Éber Stevão sobre esse tema. “A história mestra da vida e ninguém a pode mudar por interesses espúrios! (ELLS)” 

Prótese total aloplástica da ATM (prótese totalmente customizada por CAD/CAM – Computered Assisted Design/Computer Assisted Manufacture)

Certos processos patológicos podem exigir a construção artificial de um côndilo mandibular. Nessas situações podem-se enquadrar os defeitos congênitos ou adquiridos como resultado de um trauma, crescimento mandibular alterado, neoplasia, doença inflamatória ou seqüelas dessas mesmas condições e anquilose.

O objetivo dessa complexa reconstrução inclui a restauração da morfologia tri-dimensional, função mandibular, portanto, mastigatória e diminuição das limitações e sintomatologias do paciente, obviamente sempre com o intuito de prevenir a progressão da doença.

Existem várias vantagens de se reconstruir uma ATM com prótese e entre elas podemos citar: 1) alguns autores consideram que a prótese da ATM melhor reproduz a anatomia normal da articulação, restaurando a dimensão vertical com grande fidelidade, uma vez que o recente desenvolvimento de próteses customizadas tem o maior papel no que diz a esse respeito; 2) a prevenção da morbidade de um sítio doador; 3) diminuição no tempo operatório; 4) iniciação imediata da reabilitação fisioterápica; 5) minimização da possibilidade de anquilose quando comparada com o enxerto autógeno.

As desvantagens em potencial para a reconstrução aloplástica total da ATM incluem: 1) características pobres do material levando a desgaste prematuro; 2) fratura do material; 3) liberação de partículas que induzem à formação de reação de corpo estranho, estimulando o sistema imune e secreção constante de mediadores inflamatórios como a interleucina-1 ou prostalandina E-2; 4) desenvolvimeno de biofilme com posterior infecção local; 4) destruição (reabsorção/deformação) de tecidos circunjacentes, principalmente o tecido ósseo (osteólise); 5) aumento do custo total; 6) formação de osso distrófico adjacente.

Numerosos sistemas já foram desenvolvidos nos anos recentes para a total reconstrução articular, empregando uma variedade de materiais. A maioria das preocupações relativas a esses implantes repousa sobre a natureza dos materiais que são empregados para sua fabricação. Alguns desenhos utilizam um polímero polimetilmetacrilato (PMMC) contra um metal, um conceito testado e abandonado pelos ortopedistas nos anos 50 por causa das características inaceitáveis do seu desgaste.

Atualmente, preferimos o sistema customizado de implante feito por CAD/CAM (Desenho Assistido por Computador/Manufatura ou Fabricação Assistida por Computador), que utiliza materiais biocompatíveis que já foram aprovados no uso ortopédico para o reposicionamento articular e que foram submetidos a extensos testes in vitro.

Sendo um software de engenharia, o CAD/CAM possibilita a recepção e o armazenamento das características do desenho de uma determinada peça mecânica na memória de um computador (CAD) e as transfere para outro computador acoplado ao torno de fabricação da peça, conforme o desenho original (CAM).

Prótese total da articulação temporomandibular TMJ Concepts System®, antiga Techmedica

O sistema da TMJ Concepts Solutions consiste de dois componentes, fossa mandibular e ramo/côndilo confeccionados de forma customizada através da prescrição do cirurgião. Atualmente, essas próteses podem ser encontradas pré-confeccionadas para aqueles casos que não exigem customização.

Foto 3. Conjunto da prótese total customizada da ATM do sistema TMJ Concepts®, confeccionada no modelo plástico já operado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dr. Éber Stevão

Texto escrito por Éber Stevão  CROPR 7861. Todos direitos autorais reservados.