O Dr. Éber Stevão tem treinamento internacional na Pickerington Manor Jaw & Facial Surgery e Bella Cosmedica, em Columbus, Ohio – EUA, para a aplicação da Toxina Botulínica e está cadastrado junto à Merz Farmacêutica Brasil para o uso do XEOMIN® (toxina botulínica A) .

É importante que os nossos pacientes conheçam um pouco de como empregamos a neurotoxina botulínica. O XEOMIN® é um medicamento biológico, para administração intramuscular, aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – para o tratamento de alguns tipos de espasmos e distonias, bem  como para a melhora temporária da aparência das linhas faciais hipercinéticas.

XEOMIN® não é o conhecido botox que alguns falam de forma genérica e leiga. O Botox® é a OnabotulinumtoxinA produzida pela firma Allergan. O XEOMIN®  é a IncobotulinumtoxinA. Ainda existem outras neurotixnas como o Dysport, Prosigne e o Neuronox.

As razões pelas quais usamos o XEOMIN® como agente neurotóxico preferido é porque é uma molécula mais limpa do que o Botox®, tem menos proteínas associadas, portanto com menos chances de provocar uma reação neurológica a longo prazo. O segundo fator é que o XEOMIN® não é importado para o Brasil em gelo seco mantido à aproximadamente -40 graus Celsius, ficando menos suscetível a sua deteriorização.

Empregamos o XEOMIN® para corrigir rugas de expressão de toda face e do pescoço, o sorriso gengival (quando aparece muito a gengiva dos dentes superiores) e na hipertrofia dos músculos masseterinos que dão uma expressão muito exacerbada dos ângulos mandibulares. Também aplicamos o XEOMIN® para diminuir ou eliminar os episódios de bruxismo e apertamento dentário.

As injeções cosméticas da toxina botulínica são realizadas sem anestesia porque são praticamente indolor. Apenas uma picada muito pequena é sentida quando as injeções são feitas. Os efeitos não são permanentes e as aplicações podem precisar ser repetidas duas a três vezes por ano para reter os efeitos. A pesquisa sugeriu, no entanto, que o uso de longo prazo das injeções leva a uma maior duração do efeito de cada tratamento. Pacientes com mais de 65 anos podem não ter resultados tão dramáticos.

O XEOMIN® só é útil no tratamento de linhas de expressão e não pode ser utilizado para reparar a flacidez da pele causada pelo envelhecimento.

Informação pós-operatória

Após a aplicação os pacientes podem sofrer pequenos hematomas em torno da área que desaparece rapidamente. Atividades normais podem ser realizadas imediatamente. Possíveis efeitos colaterais são fraqueza temporária dos músculos próximos ou em casos raros uma pálpebra pode cair. Esse tratamento é completamente reversível para qualquer efeito colateral, sendo apenas uma condição temporária. O Dr. Éber Stevão explicará todos os riscos associados no momento da sua consulta.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O emprego da toxina botulínica está regulamentada pelos códigos de ética dos Conselhos de Medicina e Odontologia.