O que é o Xantelasma ou Xanteloma?

O Xantelasma ou Xanteloma é uma lesão da pele que normalmente aparece nas pálpebras. Surge em pessoas com distúrbios no metabolismo das gorduras (ex.: colesterol). Porém os que aparecem nas regiões palpebrais nem sempre estão relacionados com alterações dos lipídeos sanguíneos, podendo ser decorrentes apenas de alterações locais do metabolismo das gorduras.

Manifestações do Xantelasma

O Xantelasma aparece na região da pálpebras, é saliente, formando uma placa pouco elevada, de coloração amarelada e tem consistência mais endurecida que a pele normal das pálpebras ao redor.

O relato de desconforto dos pacientes é apenas estético.

Tratamento

O Xantelasma é removido no consultório, sob anestesia local, sem quaisquer comprometimentos. O resultado estético é muito favorável até mesmo com poucos dias de pós-operatório como as imagens abaixo mostram.

Slide6

Figura 1. Xantalesma e pequena verruga na pálpebra superior direita. Figura 2. Pós-oepratório de 6 dias. Suturas ainda presentes.

 

Slide7

Figura 3. Xantalesmas nas pálpebras superior e inferior esquerdas. Figura 2. Pós-oepratório de 6 dias. Suturas ainda presentes. Pequeno edema residual da pálpebra inferior que será totalmente reabsorvido com o passar dos dias.