bichectomia em curitiba

 

Bichectomia em Curitiba

 

História da Bichectomia


O anatomista e fisiologista francês Marie François Xavier BICHAT, um pouco antes de morrer, em 1802, descreveu o corpo adiposo da face que recebeu o seu sobrenome.

A Bichectomia ou Bichatectomia (termo mais correto) ou cirurgia das bochechas é um procedimento cirúrgico indicado para melhorar o contorno facial porque cria um rosto mais afilado e uma face mais alongada verticalmente, fazendo com que a aparência estética da face fique mais suavizada.

Histologicamente, o corpo adiposo da bochecha contém uma gordura similar àquela encontrada em outras partes do corpo, embora não seja consumida em casos de emagrecimento como acontece com a gordura de outras regiões do corpo humano.

A Cirurgia de Bichectomia


Você pode fazer sua bichectomia em Curitiba, aqui no ICOC. Esta cirurgia é executada fazendo um incisão dentro da boca, procurando a seguir a bolsa de gordura (corpo adiposo bucal) por debaixo das bochechas (“bola” adiposa de Bichat) que é removida gentilmente.

A Bichectomia é uma cirurgia realmente muito segura, executada sob sedação oral e com anestesia local. Na maioria dos casos não ocorre nenhuma complicação e a recuperação não é traumática.

O procedimento é executado em média com duração de 30 minutos e a recuperação da cirurgia leva de uma a duas semanas. Os resultados já podem ser observados desde o momento em que a paciente deixa a cirurgia. Durante os primeiros dias após a cirurgia, a paciente observará um edema (inchaço) nas bochechas e a dor é mínima e não ocorre sangramentos. É necessário que após a cirurgia a paciente tome todos os medicamentos que foram prescritos e retorne para os acompanhamentos indicados pelo cirurgião.

 A dieta no pós-operatório deve ser equilibrada, com muito líquido, de preferência evitando a mastigação de alimentos. É prescrito bolsa com gelo para ser aplicada na região das bochechas durante os primeiros três dias. Esportes estão proibidos e a paciente deve fazer repouso. Evitar a exposição solar é recomendado.

A paciente pode recomeçar suas atividades diárias após cinco dias. Edema pequena a moderada é sempre esperado podendo surgir hematomas que desaparecerão naturalmente ou com o auxílio da drenagem linfática.

A Bichectomia no ICOC


OBS.: Informações importantes aos pacientes.

Historicamente a Bichatectomia é realizada pelo Cirurgião e Traumatologista Bucomaxilofacial, na sub-especialidade da Cirurgia Ortognática, há pelo menos mais de 50 anos.

A nossa experiência com esse tipo de retirada do corpo adiposo da bochecha, isoladamente ou em conjunto com a Cirurgia Ortognática, remonta o final da década de 1990. Portanto, por mais que existam outras vozes alimentando um descrédito do Cirurgião Bucomaxilofacial em realizar esse procedimento, ele é o profissional mais apto e mais bem preparado para executar tal cirurgia.

Artigos científicos sobre bichectomia


Artigo referência: Stevao ELL. Bichectomy or Bichatectomy – A Small and Simple Intraoral Surgical Procedure with Great Facial Results. Adv Dent & Oral Health 1(1): ADOH.MS.ID.555555 (2015). 

Este artigo pode ser baixado gratuitamente pelo link https://www.juniperpublishers.com/adoh/pdf/ADOH.MS.ID.555555.pdf

Artigo para leitura: Roberto Bernardo Júnior R.; Sousa GC; Lizardo FB; Bontempo DB; Guimarães PP; Macedo JH. Corpo Adiposo da Bochecha: um caso de variação anatômica.

O artigo pode ser acessado pelo link:  http://www.seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/download/6874/4554

 

Caso Clinico de Bichectomia


                                                                          Slide1

                                         Clique na foto para ampliar

  Imagens com direitos autorais reservados. Proibida o uso da imagem sem a autorização do ICOC ou da paciente.